Dicas para as Noivas!

 

Encontrar um fotógrafo que registre o acontecimento é fácil. Encontrar um competente  que é difícil. Como saber como encontrar o fotógrafo ideal? Como assegurar que ele realmente percebeu o género de reportagem fotográfica que os noivos pretendem?

Pergunte:

· Números de fotografias tiradas;

· Custo por fotografia;

· Tempo de cada sessão;

· Se pode comprar cópias extra;

· Prazo de entrega.

Quando, em função destas questões, tiver escolhido o fotógrafo, informe-o dos detalhes da festa e diga-lhe o que pretende. É essencial que ele saiba como se vão desenrolar os acontecimentos – quando vai ser o corte do bolo e o brinde aos noivos, em que altura dá início ao baile, etc.

 

Fotos obrigatórias em qualquer festa de casamento

Pessoas

· A noiva com os pais

· O noivo com os pais

· Os noivos com os padrinhos

· A noiva com os irmãos

· O noivo com os irmãos

· Os noivos com os meninos das alianças

· A noiva com as damas de honor

· A noiva com as amigas

· O noivo com os amigos

· Os noivos com os amigos comuns

· A entrada na igreja do noivo

· A entrada na igreja da noiva

· A troca das alianças

· A saída da igreja dos noivos

· Arroz e pétalas sobre os noivos à saída da igreja

· A primeira dança (noivos)

· Corte do bolo de noiva

· Brinde e discursos

· A partida dos noivos.

15 dicas para tornar a festa de casamento inesquecível

 

Cerimonialista ensina como fazer o evento ser um sucesso

O sonho de toda noiva é planejar uma festa de casamento impecável, repleta de detalhes harmoniosos, que façam os convidados se sentirem descontraídos.

A organizadora de eventos e diretora da Marriages, Márcia Possik, elaborou 15 dicas para fazer a festa de casamento ser um sucesso. Siga as dicas e aguarde os elogios.

 

1. Boa música – de acordo com o perfil e dos convidados. Pode ser banda, DJ ou ambos. Pode ter banda, DJ e até um cantor especialmente convidado, mas, uma coisa é certa, sem boa música a festa não será um sucesso.

 

2. Bebida farta e gelada. Os noivos devem estudar a quantidade correta de cada bebida escolhida. Boa bebida e boa música são 50% de uma boa festa.

 

3. Serviço ágil para atender familiares e convidados. Toda a parte de serviços tem que funcionar bem, rápido e de forma muito, muito discreta.

 

4. Noivos na pista, animados. Os noivos são a razão de tudo o que está acontecendo e o clima geral certamente será dado por eles.

 

5. Chinelos para as convidadas curtirem ainda mais a pista, mesmo quando os pés pedirem socorro.

 

6. Lanchinho da madrugada para matar a fome de quem curtiu muito e dar um pique a mais.

 

7. Atração surpresa para os convidados. Quando todos pensam que é impossível ficar mais gostoso, tira-se o "ás" da manga.

 

8. Ambiente climatizado. Com calor ou frio ninguém consegue relaxar e curtir a festa.

 

9. Cardápio com opções até para quem tem restrições alimentares. Terá sempre convidado alérgico a frutos do mar, vegetariano ou em dieta. Vai uma dica: massa recheada com queijo e molho de tomate é coringa e boa alternativa para os que têm restrição.

 

10. Cronograma bem feito. É importante observar os detalhes. Com um cronograma inteligente, correto e superfiscalizado, as chances de erro diminuem muito.

 

11. Cuidado na escolha dos profissionais. Os noivos devem checar festas já organizadas, Procon, etc. Não é justo tanta organização, carinho e expectativas irem por água abaixo por conta de descuido de quem vai executar as tarefas. Os noivos devem ficar muito atentos.

 

12. Organização profissional impecável. Nem aquela tia fofoqueira deve encontrar do que falar.

 

13. Local de tamanho condizente com o número de convidados. É muito triste uma festa para poucas pessoas em salões enormes. Já o contrário é claustrofóbico.

 

14. Decoração com a cara dos noivos. Se os noivos forem modernos, nada de fazer um casamento todo clássico e vice-versa.

 

15. Mesa de doces farta, variada e linda!.

DICAS DE FOTOGRAFIA PARA NOIVAS

O que a noiva e o noivo precisam saber!

1. Escolha um fotógrafo de casamentos com o qual você se identifique.

Tenha certeza de que o estilo de trabalho do fotógrafo escolhido por você, esteja em sintonia com o que você espera. Tenham em mente, que talvez o fotógrafo seja a pessoa com que os noivos irão passar a maior parte do dia do seu casamento! É essencial que vocês se identifiquem com esse profissional, caso contrário, isso irá transparescer nas suas fotos.

Se existem determinadas fotos que você deseja que sejam feitas, discuta isso com seu fotógrafo antes do casamento, assim seu fotógrafo estará preparado para conseguir aquelas fotos que você quer. Leve em consideração o estilo de trabalho do seu fotógrafo, se for fotojornalismo, não espere que ele irá dirigir cada foto clicada.

 

2. O seu astral é MUITO importante.

Relaxe. Este é o dia mais importante de sua vida. Neste momento, tudo que você deve fazer é deixar rolar, permita que as pessoas contratadas para o seu casamento cuidem para que tudo saia como você planejou. Os maiores causadores de stress no dia do casamento são as falhas de organização. Quanto mais bem planejado for o seu dia, menos stress ocorrerá. Para isso, contrate bons profissionais para lhe assessorar, programe uma manhã relaxante (sem tarefas) e esteja preparada para os famosos “planos B”, caso algo der errado.

Mesmo assim, por mais bem planejado que tenha sido o seu casamento, alguma coisa, invariavelmente, sai diferente do programado. Não surte! Entenda que isso faz parte do evento, e que o mais importante nesse momento, é que você estará casando com a pessoa mais importante de sua vida! Então não deixe que pequenos contratempos arruinem esse dia. Ninguém vai perceber se está faltando um lacinho colorido nas lembrancinhas, ou se o seu bouquet veio com a cor um pouco diferente daquela que você escolheu, mas se você estiver chateada com alguma coisa, todos vão perceber e isso irá aparecer nas fotos também.

 

3. Horário da cerimônia.

Você pretende se casar de dia, ou de noite?

Se for durante o dia, escolha um local em que a luz natural seja abundante, suas fotos ficarão lindas! Se a cerimônia for por volta do meio-dia, certifique-se de que o local escolhido para a cerimônia esteja em um local sombreado, pois a luz será mais amena e agradável. Se for no final da tarde, marque a cerimônia para um horário em que ainda haja luz suficiente para algumas fotos após a cerimônia. O pôr do sol rende fotos deslumbrantes, é a hora perfeita para retratos dos noivos.

Se você irá se casar de noite, não se preocupe, explique para o seu fotógrafo como é o local. Ele provavelmente lhe fará algumas perguntas referentes à luz ambiente, etc. Um bom profissional estará preparado para qualquer situação de luz, seja ela boa ou ruim. Portanto, certifique-se de que você escolheu o fotógrafo certo para o seu tipo de casamento.

 

4. Momentos-Chave

Existem aqueles momentos que todo casamento tem, como a entrada da noiva, a troca de alianças, o beijo, a primeira dança, a hora do bouquet, etc. Estes momentos precisam ser retratados da melhor forma possível e para que isso aconteça, tenha em mente que o seu fotógrafo precisa de tempo e posicionamento para isso. Na troca de alianças, lembre-se de fazê-la com calma, fique na posição por alguns instantes, e não deixe os seus dedos esconderem o anel. No beijo, que normalmente é um “selinho”, segure por uns poucos segundos.

 

5. Olhar ou não para a câmera?

Depende do momento. Se você estiver interagindo com alguém, não olhe, esqueça que há um fotógrafo ali. Mas se você estiver dançando, não custa de vez em quando, dar um sorrisinho para a câmera!! Emoções, sorrisos e expressões rendem ótimas fotos.

 

6. Luzes do DJ e fumaça

As luzes do DJ são os elementos visuais que dão vida à sua festa. Quanto mais colorido for, mais interessantes serão as fotos. Eu pessoalmente não gosto daquelas luzes intermitentes que vem de cima, na vertical, pois é muito difícil de se controlar como será a luz para o ajuste da câmera. Eu prefiro quando as luzes vêm das laterais, pois assim posso utilizá-las em minha composição (os spots de luz aparecerão no quadro, dando um efeito muito bonito).

A fumaça é um efeito muito legal, mas tem que ser usado com critério. Se a pista de dança for pequena, em um ambiente fechado, aquela fumaça ficará presa ali e vai demorar um pouco para se dissipar. O resultado disso é que as fotos sairão sem contraste, opacas. Uma boa analogia é a dos faróis do carro na neblina, quando você liga o farol alto, a luz reflete na névoa e a torna opaca, ficando impossível de se ver através dela. Portanto, instrua os profissionais da iluminação a não usar MUITO a fumaça, um pouquinho de vez em quando, fica lindo, pois a luz colorida tinge a fumaça dando belos efeitos.

 

7. Videógrafos

Normalmente fotógrafos e videógrafos trabalham em conjunto e se dão bem. Porém, há uma “disputa” natural por ângulos. Os bons profissionais (tanto da foto quanto do vídeo) procuram se respeitar e alternarem-se nos posicionamentos, para que todos tenham as imagens necessárias. Mas em alguns casos, isso não ocorre tão suavemente assim. Converse com o seu fotógrafo e o seu videógrafo para saber o estilo de cada um, para que nem as fotos nem o vídeo saiam comprometidos. Outro fato normal de um evento com foto e vídeo, é que um sairá nas imagens do outro. Caso isso incomode a você, recomendo que contrate apenas um serviço, ou foto, ou vídeo.

 

8. Aproveitem

Este é o dia dos noivos, aproveitem da melhor forma possível. A troca de olhares entre você e seu noivo, sorrisos, carinhos, beijos, são os momentos que o seu fotógrafo está esperando para disparar a câmera. Não se acanhem em demostrar o quanto vocês se amam! O fotógrafo agradece!.

Aliança de Casamento

 

Provavelmente todos nós estamos familiarizados com o fato da aliança de casamento ou simplesmente o círculo, simboliza a perfeição, a unidade perfeita sem começo ou fim. Para alguns ela representa santidade, perfeição e paz, assim como o Sol, a Terra e o universo.

Acredita-se que os Faraós do Egito foram os primeiros a usar um círculo, sem começo ou fim, como um símbolo da eternidade, mas usar uma aliança como promessa pública de honrar um contrato de casamento não se tornou comum até a época Romana.

As primeiras alianças eram feitas de ferro, alianças em ouro com pedras preciosas tornaram-se moda na época Medieval.

As gemas mais populares eram simbólicas – o Rubi (vermelho) era a cor do coração, a Safira azul refletia o céu – mas a mais apreciada e poderosa pedra preciosa era o “indestrutível” diamante.

Foi em 1549 no Livro de Orações Comuns que foi designada a mão esquerda como “mão do casamento”, uma tradição reconhecida até hoje em todo o mundo.

Outro fato interessante é que até o século XIII não havia aliança de noivado ou compromisso.

O Papa Inocente III declarou que deveria haver um período de espera que deveria ser observado entre o pedido de casamento e a realização da cerimônia matrimonial.

É por isso que hoje existe um anel de noivado e depois a aliança de casamento.

O primeiro anel de noivado de que se tem notícia foi aquele dado pelo Rei da Alemanha, Maximiliano I, a Maria de Burgundy em 1477.

Buquê de Noiva

Tanto quanto o véu e a grinalda, o buquê é mais um acessório essencial para uma noiva. Ele pode revelar personalidade, assim como a harmonia entre o visual da noiva e a decoração da festa. Deve ser pensado e feito com carinho, porém, ele não deverá cobrir o vestido e deve ser proporcional à altura e silhueta da noiva.

Só lembrando que as tendências da moda tornam mais fácil a escolha do tipo de buquê, permitindo que cada noiva crie seu próprio estilo.

Antes da escolha do tipo de buquê, será preciso decidir se será confeccionado com flores artificiais ou naturais. Os arranjos artificiais são mais práticos e não quebram ou caem tão fácil. Porém, com um pouco de cuidado, as flores naturais são inigualáveis e compensam o esforço.

Os tipos de buquê mais usados pelas noivas são:

Redondo

O preferido das brasileiras, feitos com botões arranjados em formato redondo e indicado para as noivas mais baixas. Combina com decotes arredondados, mangas curtas ou três quartos. Deve ser evitado com vestidos franzidos na cintura ou calda.

Cascata

Por ser um modelo sofisticado, fica bem à noite. Também conhecido como cacho de uva porque a parte de cima é mais cheia de flores e a caída é feita com arranjos imitando uma cascata. O tamanho deste buquê fica em torno de 45cm e por isso é indicado para noivas mais altas. Combina com modelos de vestidos mais pomposos, vestidos fechados, mangas longas, decotes princesa, quadrado e em “v”.

Braçada

Este tipo de buquê é muito estiloso e pode ser usado por mulheres altas e em uma versão de tamanho menor pelas damas de honra, enquanto a noiva pode optar pelo redondo ou cascata. Usado em casamentos mais informais, deve ser carregado nos braços. Também fica ótimo com um modelo pomposo, sexy e justo, com longas luvas e sem mangas. Também combina com um vestido matinal.

Atualmente existem noivas optando por uma flor só, próprio para um visual “clean” e para casamentos no campo ou na praia. A flor única deve possuir o cabo longo e para ficar mais sofisticado pode-se enrolar um belo laço. Deve ser usado com vestidos mais simples, sem alças e de tecidos leves.

Os profissionais responsáveis pela decoração do salão como os floristas e decoradores, podem orientar na escolha. Lembrando que o buquê não precisa combinar com a festa e sim com o estilo da noiva, mas essa decisão deve ser feita após a escolha do vestido e da decoração, e lembre-se de escolher junto os buques das damas de honra.

Casamento Civil

Documentos Necessários

Quando decidirem dar entrada no processo de habilitação ao casamento civil, o casal deverá comparecer ao cartório mais próximo da residência de um dos noivos, acompanhado de duas testemunhas maiores de 18 anos portando suas respectivas carteiras de identidade.

Estas testemunhas poderão ser quaisquer pessoas conhecidas dos noivos, até mesmo parentes (com exceção dos pais e avós) que possam atestar que não há qualquer impedimento para se casarem.

Na hora da cerimônia, os noivos também precisarão de duas testemunhas maiores de 18 anos (padrinhos do civil) que poderão ou não ser as mesmas que estiveram presentes na hora de dar entrada no processo ou outras, de acordo com a vontade dos noivos.

O QUE É PRECISO

Providenciar a documentação com cerca de 30 dias de antecedência à data do casamento

Pagamento da taxa de cartório

Participação de duas testemunhas maiores de 18 anos com suas respectivas carteiras de identidade

Noivos menores de 18 anos precisam ir ao cartório acompanhados dos pais ou responsáveis, com suas respectivas carteiras de identidade.

Se a noiva for menor de 16 anos e/ou o noivo menor de 18 anos, além da autorização dos pais, só poderão casar com uma autorização judicial.

MUDANÇA DE NOME

Quando decidirem marcar o casamento civil, tenham em mente as alterações que serão feitas nos sobrenomes de vocês. Eles poderão permanecer os mesmos, a mulher poderá adotar o sobrenome do marido ou o marido poderá adotar o sobrenome da mulher, mas não é permitida a supressão total do sobrenome de solteira (o).

Lembre-se que se houver mudança, seus documentos deverão ser alterados após o casamento.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Noivos solteiros

  • Carteira de identidade original
  • Certidão de nascimento original
  • Comprovante recente de residência dos noivos

Noivos divorciados

  • Carteira de identidade original
  • Certidão de casamento original com averbação do divórcio.

Noivos viúvos

  • Carteira de identidade original
  • Certidão de casamento original
  • Certidão de óbito do ex-cônjuge

Noivos estrangeiros solteiros

  • Certidão de nascimento original
  • Passaporte original ou R.N.E. original
  • Declaração de estado civil original

Noivos estrangeiros divorciados

  • Certidão de nascimento original
  • Passaporte original ou R.N.E. original
  • Certidão de casamento original com averbação do divórcio

Noivos estrangeiros viúvos

  • Certidão de nascimento original
  • Passaporte original ou R.N.E. original
  • Certidão de casamento original
  • Certidão de óbito do ex-cônjuge

Importante

Os documentos de estrangeiros (certidões e declarações) deverão ser traduzidos no Brasil por Tradutor Público Juramentado* e posteriormente registrados em Cartório de Registro de Títulos e Documentos.

PROCLAMAS

Depois de providenciar os papéis, é necessário esperar 15 a 20 dias devido ao "período dos proclamas", estipulado por lei, para averiguação de possíveis impedimentos ao casamento.

O QUE SIGNIFICA

AVERBAÇÃO

Ato pelo qual se faz constar em documento anterior fato que modifica ou acresce o conteúdo deste.

R.N.E.

Registro Nacional de Estrangeiros

TRADUTOR PÚBLICO JURAMENTADO

Profissional devidamente habilitado e nomeado pelas Juntas Comerciais do País e investido de fé pública e qualificação profissional para traduzir e notarizar documentos.

Regime de Bens

REGIME DE COMUNHÃO PARCIAL DE BENS

Este é o regime de bens mais adotado hoje em dia. A lei atual determina que cada um dos cônjuges deve conservar as propriedades que já possuía antes de casar, assim como todos os bens que porventura receber por herança ou doação após o casamento. Apenas serão considerados propriedade do casal os bens que forem adquiridos após o casamento.

REGIME DE COMUNHÃO UNIVERSAL DE BENS

Neste regime, todos os bens atuais de cada cônjuge e os que forem adquiridos após o casamento, serão comuns ao casal. Para optar por este regime é necessário se dirigir ao Tabelião de Notas que lavrará uma escritura de pacto antenupcial que deverá ser anexada aos demais documentos que serão apresentados pelos noivos no cartório onde será dada a entrada nos papéis do casamento civil.

REGIME DE SEPARAÇÃO DE BENS

Neste regime, todos os bens atuais de cada cônjuge e os que forem adquiridos após o casamento, permanecem como propriedade individual. Optando por este, a mulher é obrigada, legalmente, a contribuir com as despesas do casal com os rendimentos de seus bens. Como na comunhão universal de bens, deve-se fazer uma escritura de pacto-antenupcial, com um Tabelião, antes de encaminhar a papelada.

Há casos em que o regime de separação de bens é obrigatório: mulher menor de 16 anos, homem menor de 18 anos, viúvo ou viúva com filhos de cônjuge falecido, se o inventário ou a partilha de bens ainda não tiverem sido realizados; homem com mais de 60 anos e mulher com mais de 50 anos.

REGIME DE PARTICIPAÇÃO FINAL NOS AQUESTOS (BENS ADQUIRIDOS)

Criado pelo Novo Código Civil, neste regime os bens comprados durante o casamento pertencem a quem os comprou, mas eles são divididos na separação. O novo regime dá autonomia a cada cônjuge, que poderá administrar seu patrimônio autonomamente.

Novo Código Civil

Veja o que muda com o novo código civil:

MAIORIDADE CIVIL

A pessoa alcança a sua autonomia civil aos 18 anos, e não mais aos 21. Isso significa que, após os 18 anos, ela poderá se casar sem precisar da autorização dos pais.

VIRGINDADE

A descoberta, após o casamento, de que a mulher não era virgem, não dá direito ao homem de mover ação para anular o casamento, como podia ser feito anteriormente.

CASAMENTO GRATUITO

O novo código estabelece que todas as custas do casamento são gratuitas para as pessoas que se declararem pobres.

CASAMENTO RELIGIOSO

O casamento religioso, para que tenha efeito civil, deve ser registrado em até 90 dias (e não mais em 30).

ADOÇÃO DE SOBRENOMES

Se desejar, o marido poderá adotar o sobrenome da mulher. Antes, somente a mulher podia adotar o sobrenome do marido ou manter o seu de solteira.

REGIME DE BENS

O Novo Código permite que o casal mude o regime de bens durante o casamento. Os três regimes já conhecidos: comunhão universal, comunhão parcial e separação de bens foram mantidos e foi criado um novo: a participação final nos aquestos (bens adquiridos).

Segundo o novo regime, os bens comprados durante o casamento pertencem a quem os comprou, mas eles são divididos na separação. O novo regime dá autonomia a cada cônjuge, que poderá administrar seu patrimônio autonomamente.

ANULAÇÃO DO CASAMENTO

O casamento somente pode ser anulado em quatro situações.

A primeira refere-se à identidade, à honra e à "boa fama" do outro cônjuge. Uma das partes pode pedir anulação do casamento se o conhecimento do erro torne insuportável a vida em comum ao cônjuge enganado.

Também pode ser anulado o casamento se um dos cônjuges praticou crime antes da união - fato ignorado pelo outro - desde que, por sua natureza, torne insuportável a vida conjugal.

Se um dos cônjuges ignorava que o outro tenha, desde antes do casamento, defeito físico irremediável ou moléstia grave e transmissível, capaz de pôr em risco a saúde do outro cônjuge ou de sua descendência, pode pedir a anulação.

E a última situação para anular a união é a ignorância por um dos cônjuges, anterior ao casamento, de que o outro tem doença mental grave que, por sua natureza, torne insuportável a vida em comum ao cônjuge enganado.

Cerimônia Civil

O casamento civil é um contrato público, efetuado na presença de um juiz de paz, entre duas pessoas que decidiram assumir determinados compromissos. Pode ser realizado no próprio cartório, no local da festa ou na igreja onde será realizado o casamento religioso (se permitido).

A cerimônia em cartório pode ser realizada de segunda a sexta-feira, entre 9 e 17 horas e, aos sábados, entre 9 e 12 horas, de acordo com a disponibilidade do juiz. O casamento dura de 10 a 15 minutos. Outros horários poderão ser agendados para a realização do casamento fora do cartório.

É necessário pagar uma taxa no cartório, mas caso a cerimônia seja realizada em outro local, essa taxa será maior. Confira os preços no cartório mais próximo de sua residência.

O juiz só poderá realizar o casamento na presença de no mínimo duas testemunhas.

O casamento civil pode ser uma cerimônia simples ou não, vai depender da vontade do casal, do número de padrinhos e de pessoas convidadas.

Se o casamento for no cartório a noiva deve usar uma roupa bonita e discreta e uma maquiagem suave. Deve fazer um penteado bonito, mas sem exageros. O noivo deve usar terno e gravata. Se o casamento for em casa ou em um salão de festas ela deve usar um traje adequado ao horário e grau de formalidade da ocasião.

Observação

Muitas pessoas não dão importância ao casamento civil, deixando a produção especial apenas para a cerimônia religiosa. É bom lembrar que as fotos do civil também irão para o álbum do casal, por isso, se o seu noivo estiver usando calça jeans, isso ficará registrado.

Para a cerimônia realizada no cartório, os casais que optarem por não ter uma cerimônia religiosa e que só se casam no civil, poderão convidar um maior número de pessoas, além dos padrinhos e parentes. Neste caso, a cerimônia é realizada em uma sala reservada, ao redor de uma mesa grande, presidida pelo juiz.

Normalmente é um encontro simples. Dependendo do horário do casamento, uma boa opção pode ser oferecer um café da manhã ou um brunch.

Alguns casais têm optado por realizar o casamento civil no mesmo dia do religioso. Neste caso, o juiz realiza o casamento na presença de duas testemunhas, durante a festa ou na igreja, após a cerimônia religiosa.

Como casar no civil

CASAMENTO CIVIL NO CARTÓRIO

Vantagens

  • É o mais econômico dos casamentos. Vocês pagarão apenas a taxa do cartório.

Desvantagens

  • Em geral, o local não comporta muitas pessoas
  • Só pode ser realizado durante o dia
  • A cerimônia civil é bem rápida, em local público
  • Você não entrará vestida de noiva

Como proceder

No dia e hora previamente agendados, os noivos devem comparecer ao cartório acompanhados de duas testemunhas maiores de 18 anos.

Como não haverá cerimônia religiosa, talvez vocês queiram convidar mais pessoas para padrinhos do civil. Neste caso é preciso verificar quantas pessoas poderão assinar o livro, já que esse número varia de um cartório para o outro.

Se pretendem convidar os pais e irmãos de ambos, verifiquem se o cartório possui uma sala reservada para a realização do casamento e quantas pessoas o local comporta.

Os noivos entram juntos, se posicionam diante da mesa do juiz que lerá o termo de casamento. Finalizada a leitura, trocam as alianças e assinam o livro. Os padrinhos assinam em seguida.

Mesmo que não haja festa ou cerimônia religiosa, o casamento deve ser registrado. Contratem um bom fotógrafo. Não vale a pena economizar nesse item e registrar um dos momentos mais importantes da vida de vocês com uma câmera caseira nas mãos de um fotógrafo amador.

O que vestir

Depende do seu gosto, da sua idade, do seu tipo físico, da estação do ano, etc.

Não há como recomendar esta ou aquela roupa sem saber de todos estes detalhes. Algumas pessoas ficam bem de tailleur, outras não. Algumas têm o sonho de se casar de branco e terão apenas esta oportunidade para usar o tão sonhado vestido de noiva.

Para não errar, o melhor a fazer é evitar uma produção exagerada ou o excesso de simplicidade, como se casar usando calça jeans.

Se quiser usar um vestido branco, escolha um modelo discreto, como um vestido de festa. Evite tecidos que armam, babados, bordados em pedrarias, brilhos, luvas, etc. Casamento em cartório não combina com véu e grinalda. Deixe os cabelos soltos ou faça um penteado bonito, mas sem exageros.

Outras opções são o tailleur, um conjunto de saia e blusa ou um vestido da cor e modelo de sua preferência.

O noivo deve usar terno e gravata. O cinza escuro e o azul marinho são apropriados para qualquer horário.

Os convites

Para um casamento com até 30 pessoas, os convites podem ser feitos por telefone. Se pretendem convidar mais de 30 pessoas, melhor enviar convites impressos.

Em geral, quando não há recepção após o casamento civil, são convidados apenas os pais e irmãos de ambos para comparecer ao cartório. Para comunicar o restante da família que vocês se casaram, enviem participações ao invés de convites.

Alguns noivos preferem convidar os pais e irmãos para o casamento e os demais apenas para o almoço ou brinde em comemoração, evitando assim a superlotação do cartório. Caso queiram fazer desta forma, veja uma sugestão de convite.

Dúvidas mais comuns

Posso usar um buquê no casamento civil?

Melhor não usar. Se houver muitos casamentos no mesmo dia você terá que aguardar em uma fila, algumas vezes na rua. Quanto mais discrição, melhor.

Posso convidar os parentes e amigos que compareceram para um almoço onde cada um paga o seu? Como dizer isso sem parecer indelicada?

Se não tiver outro jeito, se não der pra oferecer nem um pequeno coquetel, vocês podem dizer que irão para um restaurante comemorar e quem quiser acompanhá-los pagará apenas o que consumir. Se possível, o bolo e o champanhe (ou outro espumante) para o brinde devem ficar por conta dos noivos.

Vamos nos casar no cartório de manhã e oferecer um jantar às 20 horas, em um restaurante, para comemorar. Como devo me vestir? Posso me vestir de noiva para o jantar? Temos que recepcionar os convidados ou devemos ser os últimos a entrar para criar uma expectativa?

Como vocês não irão diretamente do cartório para o restaurante, já que os horários serão diferentes, precisarão de outros trajes. Se você não se casou com um vestido de noiva, certamente não faz sentido usá-lo apenas durante jantar. Prefira um vestido bonito e bem escolhido que pode até ser branco se você quiser, mas que não se pareça com um vestido de noiva tradicional. Seu noivo deve usar terno e gravata, ou, no caso de um jantar informal, calça social e camisa.

Como vocês estarão em um restaurante e não em um salão de festas, melhor seria que os noivos e seus pais fossem os primeiros a chegar. À medida que os convidados chegam, dirigem-se à mesa para cumprimentar os anfitriões.

Lembre-se que oferecer um almoço em seguida, ao invés de um jantar, simplificaria bastante para todos, pois não seria necessário usar trajes diferentes. Se o casamento estiver marcado para bem cedo, oferecer em seguida um café da manhã ou um brunch (no salão de um hotel, por exemplo), são opções elegantes.

CASAMENTO CIVIL NO SALÃO / CASAMENTO CIVIL NO CAMPO

Vantagens

  • Você poderá se vestir como quiser, inclusive usar um vestido de noiva
  • Poderá decorar como se fosse um casamento religioso
  • Comporta quantas pessoas o orçamento permitir
  • Pode ser realizado à noite.

Desvantagens

  • A taxa do cartório é acrescida da taxa referente ao deslocamento do juiz.

Como proceder

Escolham a data, horário e local, baseando-se no estilo de casamento que gostariam de ter.

Casamento civil no salão ou em outros locais significa que necessariamente haverá festa. Ninguém se casa em um salão para dispensar os convidados em seguida sem comemorar. Você pode seguir as orientações do canal PLANEJAMENTO para organizar sua festa.

Ao dar entrada no processo de habilitação para o casamento civil, verifiquem a disponibilidade do juiz para ir até o local onde pretendem se casar na data escolhida.

O que vestir:

Como o casamento será em um local reservado, você poderá vestir-se de noiva se quiser. Se for o seu primeiro casamento e este o seu sonho, poderá também usar véu e grinalda.

Outra opção seria um lindo vestido na cor de sua preferência (exceto preto). Ele deve ser adequado ao seu tipo físico e realçar os seus pontos fortes. Use-o com uma sandália de tiras fininhas. O cabelo pode ser solto ou preso, mas evite penteados muito elaborados.

Se for o seu segundo casamento, veja outras dicas.

O noivo deve usar terno e gravata. A cor depende do local e horário do casamento: tonalidades mais claras para casamentos realizados ao ar livre durante o dia e tonalidades mais escuras para casamentos realizados à noite.

Os convites

Os convites devem estar de acordo com o estilo do casamento, sempre! Convites requintados para casamentos requintados e convites mais simples para casamentos informais.

Não é necessário mencionar que haverá festa, pois se o casamento acontecerá em um salão de festas, a informação está implícita.

Como organizar o salão

Se quiser que o casamento civil se pareça com um casamento religioso, você pode organizar da seguinte forma:

Verifique se há bastante espaço de forma que possam montar dois ambientes: um para a cerimônia e outro para a recepção.

Em geral os salões de festas já possuem uma mesa retangular que poderá ser usada como "altar". Forre-a com uma linda toalha branca. Caso o salão não tenha, alugue uma mesa adequada.

Monte fileiras com as cadeiras, como se fossem os bancos de uma igreja, sempre deixando um bom espaço entre essas fileiras para que as pessoas possam entrar sem empurrar as cadeiras. Isso evita que apareçam desorganizadas na filmagem.

Separando os dois lados pode haver uma passadeira ou, para casamentos ao ar livre, apenas um caminho formado por pétalas de rosa.

Para decorar as cadeiras você poderá usar metros de tule ou largas fitas de cetim, unindo-as de um lado e deixado o outro lado livre para que os convidados entrem sem pisar na passadeira ou nas pétalas que demarcam o caminho.

Para decorar você poderá usar pequenos e delicados buquês amarrados na lateral das cadeiras ou arranjos maiores posicionados em pilares.

Dúvidas mais comuns:

Como o casamento civil é muito rápido, gostaria de ter também uma bênção religiosa neste local, é possível?

A Igreja Católica Apostólica Romana não permite a realização de casamentos fora da igreja. Já algumas outras religiões não possuem restrições em relação a isso. Para certificar-se de que existe essa possibilidade seria melhor conversar diretamente com o celebrante.

Como devemos receber os cumprimentos após a cerimônia?

Finalizada a cerimônia civil, vocês sairão juntos como se estivessem na igreja e poderão formar uma fila juntamente com os pais, para que recebam os cumprimentos antes que os convidados se acomodem no local da recepção.

Caso prefiram, podem sair direto para o local onde farão as fotos e passar depois de mesa em mesa para receber os cumprimentos durante a festa.

Casamento Religioso

 

O QUE É PRECISO

Pagamento de taxa na igreja

Apresentar os documentos com dois meses de antecedência à data do casamento

Se o(a) noivo(a) não pertencer à comunidade da Paróquia onde será celebrado o casamento, deve apresentar os documentos pedidos à própria Comunidade Paroquial

O Pároco do(a) noivo(a) deve dar licença por escrito para o casamento se efetuar na Igreja escolhida pelos noivos.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Certidão de batismo

Caso um dos noivos seja viúvo, é necessário apresentar a certidão de óbito do ex-conjuge

Cópia autenticada da carteira de identidade de noivos e padrinhos

Protocolo do processo civil

Comprovante do curso de noivos

ESCOLHENDO A IGREJA E AGENDANDO A DATA

Não demorem para escolher a igreja. Algumas já têm datas reservadas para mais de um ano. Maio, setembro e dezembro são os meses mais concorridos, por isso, se pretendem se casar nesta época, é melhor se apressarem.

O dia e o horário devem ser agendados na secretaria da paróquia.

O TAMANHO DA IGREJA

Ao escolher a igreja, verifiquem se ela comporta todos os convidados sentados, mas tomem cuidado para não escolher uma muito grande e gastar demais com a decoração.

CONTRATANDO OS SERVIÇOS

Algumas igrejas possuem uma lista de profissionais autorizados a prestar serviços no local. Informem-se sobre isso na secretaria da paróquia antes de reservar a data.

Em alguns casos, vocês conseguirão negociar e trazer os profissionais que preferem. Em outros, terão que aceitar essa imposição e trabalhar apenas com os prestadores indicados pela igreja. Muitas vezes, vale mais a pena procurar uma outra igreja e ter a liberdade de escolher o fotógrafo, decorador e músico de acordo com a qualidade do trabalho de cada um.

Fiquem atentos em relação às músicas que podem e as que não podem ser tocadas, se há restrições em relação aos equipamentos de filmagem ou outra restrição em relação à decoração, música, fotografia, etc. Anotem tudo e passem as informações para os profissionais contratados.

QUEM É O CELEBRANTE?

Se não for possível que um padre/pastor conhecido de vocês realize o casamento, conversem com o que irá realizar a cerimônia para conhecê-lo antes do dia do casamento. Com certeza vocês ficarão bem mais à vontade.

ENSAIO DA CERIMÔNIA RELIGIOSA

Embora não haja muita necessidade, algumas pessoas preferem marcar um dia com pais, padrinhos, daminhas e pajens para fazer um ensaio da cerimônia. Se houver um ensaio, seria delicado oferecer um jantar a todos que participarem.

CHEGADA DOS PADRINHOS, DO NOIVO E DA NOIVA

O noivo com os padrinhos, seus e da noiva, devem chegar 30 minutos antes do horário previsto para o início cerimônia. O noivo deve trazer as alianças e a certidão de casamento civil.

Procurem se informar na secretaria da paróquia se haverá alguém para recebê-los e se poderão esperar na sacristia até a hora marcada para o início do cortejo.

No dia, é natural que a noiva se atrase, mas este atraso não deve passar de 15 minutos. Porém, alguns especialistas em etiqueta defendem a rigorosa pontualidade da noiva, argumentando que o atraso é deselegante em qualquer circunstância.

É bom lembrar que o atraso superior a 15 minutos poderá ser descontado pelo celebrante na sua cerimônia, para não atrapalhar os outros casamentos marcados pela igreja.

Horário e Estilo

CASAMENTO PELA MANHÃ (até as 12h e 30min)

É melhor que seja realizado em um final de semana, pois a maioria dos convidados trabalha.

O casamento pela manhã tem um clima mais romântico e não precisa ser muito luxuoso. Em geral é mais informal.

Uma boa opção para este horário é o casamento ao ar livre, sempre lembrando que é bom estar atenta ao período do ano e às condições climáticas do local.

Se decidirem se casar em uma chácara ou sítio, explorem a beleza do local. Se escolherem um lugar naturalmente bonito, não será necessário gastar muito com enormes arranjos de flores.

CASAMENTO À TARDE (até as 18h e 30min)

Como os casamentos realizados de manhã, também são mais informais. Se optarem por um casamento ao ar livre, tomem cuidado com o horário de verão, já que até as 18 horas o sol ainda está muito forte e em certas regiões costuma chover muito neste período.

UM CASAMENTO INFORMAL E MUITO ELEGANTE

São normalmente realizados de manhã ou à tarde.

A noiva pode usar vestido longo ou curto sem brilho. Usar ou não véu fica à sua escolha, mas deve evitar os que arrastam no chão.

O noivo pode usar um terno azul marinho ou cinza chumbo. Branco é exclusividade da noiva e cores extravagantes, nem pensar!

As festas são mais descontraídas.

CASAMENTO À NOITE

A noite pede mais requinte. Casamentos realizados à noite geralmente são mais luxuosos. Os trajes podem ser de tecidos mais nobres e você pode usar brilho. Tome cuidado apenas para não misturar muita coisa e deixar o visual carregado.

Pode ter várias daminhas e pajens, mas não é obrigatório.

O traje do noivo deve ser de cor escura.

Chá de lingerie

O chá de lingerie é uma reunião exclusivamente feminina onde a noiva recebe peças intimas de presente, que servirão para apimentar a lua de mel, além de completar o enxoval para o início de uma vida a dois.

A noiva deve fazer uma lista em uma loja de lingerie, e enviar os convites as suas amigas, indicando suas preferências e tamanho, certamente.

A escolha do lugar deve ser feito de modo que todas as convidadas possam se sentir a vontade na hora das brincadeiras. Para as noivas mais modernas que gostam do tema “despedida de solteira“, uma boa sugestão de lugar seria um lugar reservado, que muito bem decorado seria o lugar perfeito para muita animação.

Falando em brincadeiras, vamos deixar de lado o famoso strip tease da noiva, ou rosto pintado, esses tipos de coisas que só agradam que esta assistindo deixando a noiva constrangida. Vamos optar então por uma aula de strip tease ou dança do ventre com profissionais, onde todas poderão entrar na brincadeira.

Faça um seleção de músicas, que não poderão deixar a desejar. E para servir, petiscos e guloseimas que deverão ser de formatos variados e muito criativos lembrando sempre amor, sensualidade, romance, e para beber drinks coloridos e deliciosos e/ou chá de flores. Uma boa dica é contratar uma bartender que servirá durante a festa.

Use toda sua criatividade na decoração, combinando cores e formas. Lembrando sempre que menos é mais, o exagero atrapalha, use sempre bom senso e muito bom gosto.

É elegante oferecer lembrancinhas que podem ser : saches, óleos aromáticos, sabonetes decorados, dadinhos do amor, etc.

Convites de Casamento

O convite de casamento para alem de pedir a presença, é a primeira coisa relacionada com a sua cerimonia que os convidados vão ver.

O convite de casamento pode ser feito por uma empresa especializada ou por você. No caso de você decidir fazer os convites exitem detalhes que têm que ser planeados antes de avançar para a concretização do modelo de convite.

Embora você possa convidar algumas pessoas diretamente a grande maioria dos seus convidados vão ficar a saber do seu casamento quando receberem o convite

4 Fatores dos convites de casamento

Tipo de papel - Cores - Formato - Tipo de letra

Tipo de papel

Uma das primeiras escolhas vai ser o tipo de papel para fazer o convite de casamento, pode ser escolhido um papel normal, ou um papel ligeiramente enrugado, com textura e suavidade ao toque dos dedos.

Cores

A escolha das cores é importante pois através de uma escolha inteligente é possivel conseguir uma boa apresentação e escolhendo cores diferentes para a carta e para o envelope é possivel obter um bonito contraste.

Formato

Envelopes e cartas standart ficam sempre bem mas não são a unica alternativa, o convite de casamento pode ser mais atrativos á decoração. Bastam pequenas alterações para que o seu modelo de convite de casamento ganhe uma vida completamente diferente. Pequenos pedaços de tecido, folhas de rosas e recortes de outros papeis são apenas algumas formas de alterar radicalmente o formato do seu convite de casamento.

Tipo de letra

Existam pessoas que escolhem um tipo de letra e imprimem os convites, a melhor maneira de passar a informação para o convite é escrevendo á mão. O convite fica muito mais personalizado e quem recebe, lê, sabendo que foi escrito pessoalmente para ele.

Imaginando e Fazendo

O meu convite de casamento

Vai precisar de pensar no envelope exterior, no envelope interior, no cartão de convite e se desejar no cartão e envelope para a resposta dos seus.

O envelope exterior é o envelope que vai conter e proteger todos os outros que vão no interior, evitando-se assim a deterioração do trabalho efectuado por si em cada convite. Deve escrever quem vai casar e o nome completo dos convidados. Normalmente este envelope é escrito á mão ou impresso com letra tipo manual. modelo convite casamento O envelope interior deve revelar o momento especial que vai ser o seu casamento. Ao contrário do primeiro envelope que é principalmente protector, este segundo envelope deve fazer contraste pela criatividade e beleza. Deve voltar escrever quem vai casar.

O cartão de convite de casamento deve conter os nomes e quem está a ser convidado, o nome da igreja, o nome e morada do local, quer seja restaurante, quinta, etc, onde a festa do casamento vai decorrer.

O cartão e envelope de resposta, são uma opção á resposta dos seus convidados pelo telefone. Se usar esta forma para receber a a confirmação dos seus convidados, deve preêncher o envelope com a morada de volta e colar o selo.

Escolhendo o Vestido de noiva

 

Vestido de noiva: aprenda a escolher o seu

 

Estilistas ensinam como combinar a roupa com o horário do casamento e tipo físico da noiva

A noiva é a grande estrela do casamento e uma das escolhas mais importantes antes de subir ao altar é o vestido. Todos os olhares estarão sobre ele e por isso a cor, o modelo, o tecido, os acessórios, o valor que se está disposta a pagar, a personalidade, o gosto pessoal e o tipo físico da noiva, o horário, estilo e o tamanho do local da cerimônia e até a estação do ano devem ser levados em consideração na hora da decisão.

“A nossa grande preocupação é sempre orientar as noivas, para que o vestido combine com a cerimônia, valorizando sua personalidade e seu estilo próprio. As noivas investem mais em praticidade, em vestidos cleans”, contou o estilista da Feira da Noiva, Nicolas Andrade.

Em mais de 10 anos trabalhando com as noivas, o estilista contou que a preferência é por vestidos mais práticos e confortáveis.

Os vestidos de noiva podem ser confeccionados com vários tipos de tecido, como cetim, zibeline, clear, muceline, crepe, crepe de seda, seda e organza.

“O mais importante é saber escolher a cor. Não é porque voltou a usar branco que qualquer noiva vai ficar bem com essa cor. Há quem fique melhor com champagne ou pérola. Depois vem a questão do estilo da mulher, pois, o vestido não pode ser diferente da sua personalidade”, analisou a consultora de imagem Sabina Donadelli, lembrando que tecidos foscos e a folga de um dedo em volta da silhueta emagrecem.

Para casamentos diurnos, os estilistas não aconselham a usar muito brilho, transparência e nem detalhes em dourado ou prateado. Quem for casar à noite pode abusar mais, mas sem exagerar, pois, o vestido não pode aparecer mais do que a noiva.

Andrade explicou que os casamentos em local aberto exigem vestidos confortáveis e práticos, enquanto os casamentos na praia pedem modelos inovadores.

Valorize suas qualidades

O trabalho do estilista é avaliar todos os detalhes, para criar o vestido perfeito e uma combinação equilibrada ao visual.

Segundo Sabina, para enquadrar o vestido ao estilo da noiva, seja despojada, romântica, moderna, sensual, tradicional, glamourosa ou neo-hippie, é preciso avaliar os detalhes do vestido, no tecido, no corte, no acabamento e nos acessórios que serão usados.

“O princípio do vestido é valorizar o que é mais bonito, disfarçando as imperfeições da noiva. Se a moça tem um colo bonito, então pode usar um decote para valorizá-lo, com bordados concentrados mais nessa parte”, ensinou Nicolas Andrade.

Se a noiva tem o quadril largo, o truque do estilista é desviar a atenção e usar bastante bordado na parte de cima do vestido. Já para noivas acima do peso, ele indicou o uso de um vestido que tenha corte na cintura, com um leve “evasê”, para alongar a silhueta.

Andrade alertou: cuidado com o uso das jóias, elas não devem ter brilho. Para compor o visual de vestidos com bordados e brilhos, a noiva deve optar apenas por um brinco delicado e dispensar o colar. Outros acessórios como anel, relógio, pulseira e bolsa não devem ser usados.

O véu

Vestidos tradicionais e noivas mais baixas pedem um véu até a cintura, com corte em cascata, que alonga a silhueta. “A noiva deve usar itens que favorecem sua altura”, explicou Andrade.

Para as noivas mais altas, o estilista indicou véu longo, com duas camadas no mesmo comprimento. O véu deve passar da calda e pode ter acabamentos em filete de cetim.

Ainda segundo ele, as noivas que gostam de renda e vidrilho, podem aproveitar o mesmo bordado do vestido no véu, com o cuidado de equilibrar os acessórios e o uso do tule, que pode ser francês ou em algodão.

Luvas

A principal função da luva é dar um toque de glamour. Para vestidos tomara-que-caia, Andrade aconselhou usar a luva de 7/8. Se o vestido tiver manga curta, o ideal é o uso da luva mais curta.

As luvas transparentes com renda são indicadas por ele para casamentos diurnos em locais abertos. O profissional aproveitou para dar uma dica preciosa às noivas: nunca usar luvas que deixam os dedos de fora, pois são deselegantes.

“A noiva deve entrar na cerimônia usando as luvas, retirá-las com elegância na hora de colocar as alianças e sair sem elas. Aconselho o uso de um bracelete na festa, pois ele dá um charme à roupa”, indicou Andrade.

Buquê e terço

O uso do terço é aconselhável junto com buquês compostos por flores de uma única cor, para não carregar o visual. “O ideal é a noiva optar por carregar somente o buquê ou somente o terço, mas, se ela quiser levar os dois juntos, que escolha um arranjo clean, menor e mais redondo”, alertou Andrade.

Para casamentos noturnos, o estilista indicou a rosa colombiana e orquídeas. Para casamentos diurnos, flores do campo, copo-de-leite ou lírios.

Segundo ele, o buquê deve sempre ser feito de flores naturais, em cores delicadas e suaves.

Compra, aluguel e primeiro aluguel

Decidir comprar ou alugar o vestido é um dos primeiros itens que serão avaliados pela noiva. A escolha pode ser baseada no orçamento reservado para essa finalidade e no bom senso.

O primeiro aluguel do vestido de noiva é a opção mais escolhida, segundo as lojas de vestido de festa. As noivas compram os vestidos que já estão prontos na loja ou o estilista desenha um modelo personalizado. “Comprar o vestido de noiva sai mais caro, porém, a noiva poderá guardá-lo para sempre de recordação. O que ela precisa ter em mente é que não se deve reformá-lo e muito menos usá-lo em outra ocasião”, falou a estilista Mariana Albuquerque.

Mariana explicou que o aluguel do vestido é uma opção mais barata, onde a noiva pode escolher o modelo que mais gostar na loja e devolver depois.

“Optar pelo primeiro aluguel também é uma boa, pois, o vestido é confeccionado ao gosto da noiva, só que depois do casamento ele é devolvido à loja, para ser alugado e usado por outras noivas. Sai mais barato do que comprar a roupa e a cliente se livra da responsabilidade de encontrar um lugar para guardar o vestido sem estragar”, comparou a estilista.

Tipos físico de cada noiva

Altas

Não há muitas restrições, abuse nos detalhes, enfeites, bordados e babados.

Baixas

Procure um modelo que alongue o corpo, como um vestido não muito volumoso.

Magras

Cuidado para não exagerar no decote e na exposição dos ombros, pois, criará uma imagem não muito agradável.

Gordinhas

Procurem modelos que criem a sensação de “acinturado” e com decotes um pouco mais generosos, sem abusar de mais. Se o colo for bonito, aproveite.

Pouco busto

Não exagere nos decotes e se o modelo permitir, uma sustentação com enchimento na área dos seios é recomendada.

Sugestões das estilistas para cada horário

Casamento durante a manhã

Não use vestidos pesados, bordados de mais e com muito brilho. Use tecidos leves fluídos, sem detalhes exagerados.

Casamento à tarde

Pede um pouco mais de detalhe, mas o brilho ainda é questionável. Use vestidos um pouco mais rebuscados, com tecidos mais encorpados e algum brilho estratégico.

Casamento noturno

Pode tudo, mas cuidado para não se transformar em um personagem. Festeje com tudo o que tem direito, brocados, brilhos e bordados, mas sem exageros.

Grinalda da Noiva

 

A grinalda da noiva é especial no casamento e sempre destaque no visual da noiva.

Ela irá destacar o rosto da noiva, iluminá-lo e diferenciar a imagem da mulher do seu dia-a-dia. Sua função no traje da noiva é tão importante que merece muita atenção na hora de sua escolha.

Por não ser uma peça comum às mulheres é necessário a orientação de um profissional como costureira, estilista ou cabeleireira para ver qual o melhor modelo a ser usado, combinando com o comprimento do véu, formato do rosto da noiva, altura do pescoço, o penteado, as jóias, com o vestido e o horário do casamento. Com ajuda destes profissionais experientes a tomada de decisão sobre o melhor tipo de arranjo a ser usado, será mais fácil e a certeza do modelo mais adequado tranqüilizará tremendamente a noiva. Aqui vão algumas informações básicas para ajudar na escolha da sua grinalda:

Formatos Possíveis

A grinalda pode ter o formato de coroa (circular colocada no alto da cabeça - como uma coroa mesmo), ou de tiara (como um diadema acompanhando o movimento da cabeça, emoldurando o rosto) ou ainda como um arco. Independente do estilo ou modelo, a grinalda deverá vir acompanhada do brinco que com ela combine e até mesmo uma gargantilha se não ficar muito carregado o conjunto.

A grinalda pode ser usada sozinha ou combinada ao véu de tule de nylon que é o mais usado, e com a mantilha (peça artesanal caracterizada por desenhos formando bicos nas bordas). Quando usada só na montagem do penteado, este adereço forma um conjunto mais simples porem não menos harmonioso juntamente ao vestido.

Evite exageros, peças inadequadas e desconfortáveis. Além de orientação profissional, é necessário experimentar vários modelos até encontrar o tipo que combine com todos os elementos já citados, com seu gosto pessoal e conforto, pois esse enfeite marcará o dia mais importante de sua vida!

Horário do Casamento

Casamentos de manhã até o final da tarde: As grinaldas devem mais leves, sem ou com pouco brilho. Podem ser usadas flores artificiais, pérolas, lalic etc.

Se o casamento durante o dia e for ao ar livre, em ambiente aberto, como jardim ou chácara, prefira grinaldas leves, quase sem brilho, como a com perolas ou flores naturais, pois quanto mais simples e menos brilho, mais adequada fica a peça.

Já após as 18:30 horas ou à noite pode-se utilizar do brilho e do glamour, equilibrando sempre com o estilo da cerimônia: luxuosa, formal e informal. A noiva pode usar e abusar da sofisticação e do brilho, procurando combinar com o vestido.

Rosto da Noiva

Rosto alongado

Evite coroas em geral: prefira grinaldas na testa em forma de “V” com cabelos presos e véu com volume lateral.

Rosto quadrado

Prefira os arranjos no alto da cabeça. No caso de coroas, escolha as de altura média, acompanhada de véu longo, jogado para trás. Em caso de testa estreita use grinaldas finas, de flores naturais ou tecido se a testa for estreita. Para testa maiores as grinaldas grossas em cabelos semi-presos são as mais adequadas.

Rosto redondo

Este formato de rosto deve ser valorizado com coroas altas, tipo rainha ou arranjo de flores ou pedrarias no alto da cabeça. Tanto as coroas como arranjos com véu em cascata para trás da cabeça afinam o rosto. Os cabelos devem ser presos.

Rosto triangular

Use a grinalda no meio da cabeça, com o véu longo, caindo nas laterais da cabeça para dar volume ao conjunto. Se preferir as coroas, escolha as mais baixas e delicadas de pedrarias.

Estilo e Cor

O estilo do vestido da noiva também influencia na escolha da grinalda. Além do estilo, a cor do vestido também conta: Vestido branco - grinalda branca, prata ou dourada. Vestido marfim - grinalda pérola ou dourada.

Tendência Atual

A tendência para o momento são as tiaras prateadas, enriquecidas por cristais Swarovski ou laliques foscos ou brilhantes, de desenho mais delicado. Há, também, as opções em flores naturais, que devem ser usadas em casamentos celebrados à luz do dia ou ao ar livre. E vale um toque de alerta: o modelo “coroa de princesa” caiu no desuso, pois é antiquado e muito pesado visualmente.

Véu de Noiva

Perto dos vestidos de noiva, a parte mais importante do traje é provavelmente o véu de noiva. Para as noivas que desejam algo menos formal o véu talvez não seja indicado, porém a maioria das noivas ainda gostam deste tradicional acessório. A seguir vão algumas dicas para encontrar o véu de noiva perfeito para usar junto com seu vestido.

Se você está lendo essas dicas, talvez já tenha escolhido seu vestido. O estilo do vestido determina o tipo de véu a ser usado. Dessa maneira, não vai ser legal usar um véu simples e pequeno com um vestido elegante. Como saber qual o véu certo para você?

O melhor jeito de descobrir é provar o véu ao mesmo tempo em que você for provar o vestido. Deste jeito você pode ver qual estilo de véu fica melhor em você.

O véu pode vir em diferentes comprimentos. Para saber qual fica melhor em você, é ideal provar cada um deles.

Os mais comuns são:

Véu catedral

São véus formais, usados com vestidos de calda longa. O comprimento deste tipo de véu geralmente ultrapassa o comprimento da calda do vestido em no mínimo 12cm.

Ponta do dedo

Como o nome já diz, este tipo de véu tem um comprimento um pouco mais longo que a ponta do dedo da noiva. Este véu pode ser usado praticamente com todos os tipos de vestidos, exceto com os vestidos acima do tornozelo.

Cotovelo

Este tipo de véu, vai aproximadamente até o cotovelo da noiva, é claro, e pode ser usado com qualquer tipo de vestido.

Ombros

Um véu curto, vai até os ombros e também pode ser usado com quase todos os tipos de vestidos.

Aqui vão mais algumas dicas para lhe ajudar a encontrar o véu ideal:

As cores devem combinar. Não escolha um véu marfim para um vestido branco. Mesmo que a diferença possa parecer muito pequena, dá para perceber pelo contraste.

Os enfeites no véu (se tiver) devem combinar com os detalhes do vestido. Se o seu vestido é decorado com pérolas, escolha um véu que também possua pérolas.

Se você gostou muito do véu mas não se sentiu confortável nele, veja se ele é destacável, assim você poderá removê-lo após a cerimônia e as fotos.

Uma vez escolhido o véu, você poderá decidir o estilo do seu cabelo. Leve consigo o véu na hora de ir para o salão de beleza, assim você pode discutir detalhes importantes com sua cabeleireira sobre o estilo de cabelo que fique legal com o véu.

Antes do casamento, guarde o véu em um lugar longe do sol, traças e outras coisas que possam estragá-lo. Se ele veio em uma bolsa especial, mantenha ele na bolsa e só retire quando for mesmo necessário. Depois do casamento, certifique-se de entregar o vestido e o véu à pessoa responsável pelos trajes.

O que Servir no Casamento

 

Algumas religiões não admitem o consumo de bebidas alcoólicas e desta forma os noivos terão algumas restriçõesna hora de organizar o tradicional "Bolo com champanhe".

Se este for o seu caso, não se preocupe.

Existem diversas opções que poderão substituir o champanhe sem tirar o brilho da ocasião.

Para os que não querem servir apenas guaraná, espumantes e vinhos não alcoólicos, facilmente encontrados hoje em dia, são ótimas opções para comemorar em grande estilo!

Material necessário

Mesa para o bolo, mesas de apoio, cadeiras, faca para cortar o bolo, bandejas para servir, recipientes para servir os refrigerantes, pratinhos, garfinhos, guardanapos, taças de champanhe, copos para água e refrigerantes, outras taças e copos apropriados (caso queiram servir outras bebidas), arranjos de flores para a mesa do bolo, arranjos de flores para as mesas de apoio, toalha para a mesa do bolo, toalhas para as mesas de apoio, papel higiênico, sabonetes e papel toalha para os banheiros.

Poucos Convidados

Uma forma elegante e discreta de comemorar o casamento, a recepção "Bolo com champanhe" caracteriza-se por uma participação rápida dos convidados.

Não há mesas com lugares marcados e a música pode ser apenas ambiente.

Ótima opção para um casamento realizado à tarde (até às 17 h) com poucos convidados.

Segundo casamento com recepção discreta e charmosa na casa da noiva.

Comemoração rápida, apenas com a presença de familiares e amigos íntimos.

Qual o melhor local?

Se vocês terão poucos convidados, pense na possibilidade de recepcioná-los em sua casa, na casa de seus pais ou ainda em outro ambiente aconchegante. Se optar por salão o salão dever ser pequeno.

Ou pode ser realizado a bênção religiosa, a cerimônia civil e a recepção no mesmo local.

Como organizar?

Apesar de não haver mesas com lugares marcados, providencie algumas mesas de apoio para que os convidados possam apoiar seus copos e pratinhos enquanto estiverem conversando ou cumprimentando alguém.

Poltronas e cadeiras também poderão ser dispostas no local.

Vocês poderão contratar um músico ou um pequeno conjunto, se optarem por um salão pequeno.

Capriche na decoração do ambiente utilizando arranjos de flores naturais nas cores de sua preferência.

Escolha com cuidado a toalha de mesa e as louças que serão usadas para servir.

Será necessário contratar garçons para servir.

O que servir?

Bolo e champanhe ou bolo e refrigerante.

O bolo deve ser delicioso e o champanhe servido a todos os convidados na hora do brinde.

O champanhe deve ser servido a uma temperatura entre 6 e 8 graus.

Docinhos decorados, estes podem ser dispostos na mesa do bolo ou em outra mesa próxima.

Como calcular a quantidade?

Se houver apenas bolo, calcule aproximadamente 150 a 200 gramas por pessoa.

De 6 a 8 docinhos para cada convidado. Neste caso, calcule 100 a 150 gramas de bolo por pessoa.

Que bebida servir?

  • Água mineral e cm gás
  • Refrigerante noraml e diet
  • Espumante
  • Champanhe Chandon (ou outra marca)
  • Vinho branco (com ou sem álcool)
  • Whisky

Muitos Convidados

Se vocês decidiram convidar muitas pessoas e comemorar a união com bolo e champanhe, o planejamento exigirá algumas alterações.

O horario é importante antes das 19hs. Pois neste horário deve ser mais formal e pede um jantar ou, no mínimo, um coquetel seguido de prato quente.

Se não for possível mudar o horário, vocês poderão optar por servir um pequeno coquetel antes do bolo.

Para que os convidados não fiquem esperando por um jantar, escrevam no convite:

"Após a cerimônia, os noivos recebem para um brinde no local x".

Qual o melhor local?

Pode optar pelo salão da igreja, ou outro salão.

Reservem com bastante antecedência o local para a cerimônia, pois pode ter outras noivas que também deseje o salão.

Verifiquem o estado de conservação do local.

A parede onde ficará a mesa do bolo deve estar limpa e bem conservada.

Caso contrário será necessário decorar para disfarçar os defeitos e evitar que eles apareçam nas fotos de vocês.

Como organizar?

Você poderá distribuir mesas de apoio e cadeiras pelo salão para que as crianças e os idosos possam se sentar, mas não coloque as cadeiras em volta das mesas.

Este tipo de recepção deve ser rápido e as pessoas poderão permanecer em pé.

Caso contrário você teria que alugar mesas e cadeiras para acomodar todos os convidados e arranjos para decorar todas as mesas.

Garçons em número suficiente para servir os convidados.

O que servir?

O bolo deve ser delicioso e o champanhe servido a todos os convidados na hora do brinde.

O champanhe deve ser servido a uma temperatura entre 6 e 8 graus.

docinhos decorados, estes podem ser dispostos na mesa do bolo ou em outra mesa próxima.

Você pode oferecer um pequeno coquetel com salgados (frios, quentes e folhados), uma mesa de queijo.

Como calcular a quantidade?

Se houver apenas bolo, calcule aproximadamente 150 a 200 gramas por pessoa.

De 6 a 8 docinhos para cada convidado. Neste caso, calcule 100 a 150 gramas de bolo por pessoa.

Salgados - canapés de 4 a 5 por pessoa, salgadinhos uns 10 a 12 +/-

Que bebida servir?

  • Água mineral e cm gás
  • Aperitivos diversos - (Coquetéis com e sem álcool)
  • Refrigerante noraml e diet
  • Espumante
  • Champanhe Chandon (ou outra marca)
  • Vinho branco (com ou sem álcool)
  • Whisky

Origem da Lua de Mel

 

  • A organização de todos os detalhes de um casamento não é tarefa fácil. Geralmente são gastos meses ou até mesmo anos para que o grande dia saia perfeitamente como o sonhado pelos noivos. E, depois da cerimônia, troca de alianças e recepção, os recém-casados só pensam em uma coisa: aproveitar bastante sua Lua-de-Mel, para que os primeiros momentos a dois sejam inesquecíveis.
  • A Lua-de-Mel não é um simples passeio de férias, mas sim a primeira e a mais importante viagem romântica que um casal faz, marcando o início de uma nova etapa em suas vidas. É a primeira oportunidade onde marido e mulher deixam suas rotinas para desfrutarem essa experiência que tem data para começar, mas não tem para terminar. É por esse motivo que um ditado conhecido vem sendo adaptado para os dias de hoje: Quem casa, viaja!!!
  • A origem da expressão Lua-de-Mel tem várias versões. A mais conhecida diz que o termo surgiu com antigas tribos germânicas que se casavam e, durante um mês inteiro, na lua nova, tomavam uma mistura bem doce feita com mel para terem sorte.
  • Outra versão afirma que em Roma Antiga, após o casório, o homem tinha que capturar a amada e levá-la para um lugar secreto, onde o pai da noiva não pudesse encontrá-los. O casal obrigatoriamente tinha que ficar escondido durante quatro luaus, que duravam cerca de um mês. Nesse período eles bebiam uma mistura afrodisíaca, adocicada com muito mel, até que a mulher se rendesse ao seu novo parceiro.
  • Se foram os romanos ou germânicos os inventores do termo, não faz muita diferença. O que interessa é que a Lua-de-Mel faz parte do sonho de qualquer casal que busca momentos e lugares sublimes para viverem seu grande amor. Apesar da afirmação de que casais apaixonados transformam qualquer lugar nada especial em um destino romântico, na prática, não é bem assim. A escolha pode nem sempre ser tão fácil quanto se imagina, principalmente pela diversidade de regiões paradisíacas existentes no Brasil.
  • Fora isso, a preferência geral continua sendo lugares calmos e prazerosos como serras, estâncias hidrominerais, ilhas e praias. Nenhum casal, depois de toda a correria da organização do matrimônio, tem disposição para fazer viagens a lugares onde o movimento é intenso como o das metrópoles, ou calmos e ermos a ponto de não se ter nada para fazer. O ideal é procurar um cantinho onde possam descansar e onde a intimidade seja favorecida para a adaptação de ambos à vida em comum.
  • Antigamente era comum a Lua-de-Mel ser presenteada pelos pais do noivo. Nos dias de hoje, para tentar facilitar e baratear a viagem de núpcias, muitos casais optam pela “lista de Lua-de-Mel”. Os convidados então podem presenteá-los pagando uma parte da viagem ao invés de dar presentes que muitas vezes podem não ter tanta utilidade.